quarta-feira, 6 de abril de 2011

Burne


Futuro feliz
Filhote de pit bull queimado com óleo é disputado para adoção até fora do Brasil
06 de abril de 2011


O cãozinho ainda deve passar por cirurgia nos olhos antes de ser doado


Veterinário Danilo Testa afirma que cão Burne ainda passará por mais uma cirurgia antes de conhecer seu novo tutor. Foto: arquivo pessoal

Burne, o filhote de pit bull que foi queimado com óleo quente há pouco mais de um mês em Jaguariúna (no interior de São Paulo), deve ter um futuro bem diferente da tragédia pela qual passou no final de fevereiro.

Depois de ser encontrado em um terreno baldio e levado para tratamento em uma clínica veterinária da cidade, ele ficou famoso e agora é disputado por muitas pessoas, algumas delas até fora do país. A informação foi confirmada ao pelo veterinário e responsável da clínica que cuida do animal, Danilo Testa.


Pessoas da Alemanha e Estados Unidos já pediram para adotar Burne. Foto: arquivo pessoal

- Meu irmão colocou fotos dele no Facebook e não parou mais de chover telefonemas. A cada dez minutos, alguém liga querendo adotá-lo. Hoje mesmo, me ligou uma pessoa da Alemanha, mas já recebi contatos dos Estados Unidos e de vários outros países. No Brasil, gente de Florianópolis, de várias cidades. Até eu quero ficar com ele agora [risos].

Segundo o veterinário, o filhote, de dois meses e meio, chegou à clínica levado por um rapaz que o encontrou em um terreno baldio. Testa lembra que o animal “chorava muito”.

- Burne tinha bicheira [doença que atinge o músculo do cão] também, além das queimaduras todas. Pensamos que ele não sobreviveria. Cogitamos até fazer a eutanásia.

Superados os primeiros dias do tratamento e apesar das marcas que ficaram em seu corpo – que não devem desaparecer -, segundo o veterinário, o bichinho não ficou com nenhum “trauma psicológico”.

- Cachorro não tem aquele preconceito que os homens têm com marcas. Ele está 100% bem, se alimenta normalmente [sic], corre, brinca com os cachorrinhos da clínica.

De acordo com o veterinário, Burne tem apenas dois problemas físicos. Um deles deve ser corrigido em breve.

- Segunda ou terça que vem vamos fazer uma cirurgia nos olhos dele, que é uma plástica, mas não é estética. Ele não consegue piscar os olhos e, por isso, tem pouca lubrificação. Vamos tentar melhorar isso. O Burne também ficou com uma cicatriz no pescoço em que a pele repuxada não deixa ele virar [a cabeça] totalmente.

ONG
O veterinário conta ainda que, inspirado em Burne, um grupo de moradores da cidade decidiu criar uma ONG que irá cuidar de animais abandonados e mal tratados.

- O Burne virou fundador da ONG. Estão arrecadando dinheiro para cuidados com o animal. Mas tudo será doado para eles usarem na ajuda a outros bichos.

Depois da nova cirurgia, o pit bull deve ficar cerca de 20 dias na clínica para se recuperar. Só depois disso, o veterinário irá decidir para quem o bichinho será doado. Segundo Testa, a prioridade é do homem que o levou o à clínica. Caso ele não queira ou não possa cuidar do cachorro, será avaliado qual o melhor dono para Burne.


Burne detalhe Filhote de pit bull foi achado queimado em Jaguariúna, interior de São Paulo. Foto: Arquivo Pessoal


Fonte: R7

Nota da Redação: Apesar de toda a dor sofrida pelo filhote, ele terá, com certeza, um futuro amoroso e feliz. Maltratar e abandonar animais são crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), com pena de detenção de até um ano e multa.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo inciativa e amor do rapaz q o encontrou, em o levar para uma clínica assim com a do Dr e de sua equipe. Agradeço de todo coração.

    ResponderExcluir

deixe seu comentario